top of page
Foto do escritorRosário Ova

A Magia de Acreditar

Uma Reflexão sobre o Espírito de Natal e a Dislexia

Uma criança lendo

No silêncio aconchegante de uma sala iluminada pelas luzes da árvore de Natal, uma criança folheia um livro com o olhar atento. As palavras dançam na página, trocam de lugar, desafiam o seu esforço. Mas, ela persiste, porque acredita. Acredita em si, no apoio daqueles que a amam e no poder dos sonhos — uma lição que o espírito de Natal nos ensina tão bem.

 

O Natal é uma época de união, onde o calor da partilha derruba as barreiras que nos separam. Assim como esta festa celebra a inclusão e o acolhimento, a jornada de uma criança com dislexia também precisa de amor, paciência e compreensão.

Elas são como estrelas e nenhuma é menos valiosa, cada criança brilha à sua maneira, mesmo que o seu brilho ainda não tenha sido descoberto e mostrado.

 

A dislexia traz desafios, mas também presentes únicos. Estas crianças aprendem a ver o mundo por ângulos inesperados, encontram força nas dificuldades e desenvolvem uma criatividade que nos surpreende. O Natal convida-nos a acreditar exatamente nisto “cada um de nós tem algo especial para oferecer ao mundo”.

 

Para os pais e professores, esta é uma oportunidade para refletir. Tal como o Natal nos inspira a abrir os corações, também devemos abrir os olhos para as conquistas das crianças com dislexia. Cada palavra lida, cada letra escrita, é como um pequeno milagre. Com apoio, incentivo e materiais adequados, elas podem ir mais longe do que imaginamos. O nosso desafio é ver além das dificuldades que apresentam e, encontrar estratégias para as ajudar a voar, a serem bem-sucedidas e felizes no futuro.

criança lendo com a família

Neste Natal, que possamos ser como o espírito desta época, acolhedores, pacientes e confiantes no potencial de todas as crianças. Que possamos ajudá-las a acreditar que, mesmo quando as palavras dançam, elas podem encontrar a harmonia no seu ritmo único. Afinal, tal como cada estrela brilha de forma diferente, cada criança também, o mundo seria menos mágico se todas fossem iguais.


A magia de Acreditar nunca se deve apagar… no Natal e na Vida!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page