A minha história
O meu nome é Maria do Rosário Bruno Ova, nasci no dia 18 de junho de 1967, no Torrão do Alentejo, terra de poetas e escritores, onde nasceu também Bernardim Ribeiro e Maria Rosa Colaço.
Comecei a trabalhar com crianças em 1988, em ateliers de Informática, foi nessa altura que descobri o gosto pelo ensino. Nos últimos 16 anos trabalhei na área do apoio ao estudo, primeiro numa sala de estudo e nos últimos anos como explicadora particular.
Nestes 35 anos de caminhada, sempre fui uma professora feliz e sempre tive os melhores alunos do mundo.
Apesar de adorar ensinar, sejam os meus alunos, crianças, jovens ou adultos, tive a sorte de trabalhar com alguns alunos com dislexia pelos quais me apaixonei.
Para mim não há nada melhor do que poder ler, imaginar e sonhar. No entanto, muitas crianças com dislexia, mais tarde adultos, são privados destas maravilhosas experiências, pelas dificuldades que têm quando começam o seu processo de alfabetização. Algumas perdem ou nunca chegam a adquirir o gosto pela leitura.
Foi pensando nelas e na necessidade de manuais que facilitem a sua aprendizagem nos primeiros anos, que fiz uma pesquisa e comecei a adaptar os textos para as ajudar.
Quando coloquei o primeiro texto na frente de uma aluna, para o ler, os olhos dela brilharam, ao contrário do que acontecia com os textos do manual escolar, percebi então que era este o caminho.
Já tinha a forma, agora precisava que os conteúdos dos textos fossem divertidos e motivantes então, comecei a escrever algumas histórias e poesias, enfim, textos coloridos que levassem a criança a imaginar a situação e sorrir.
Já tinha o material construído e sabia que funcionava, surgiu então o desejo de o transformar em livro para chegar a todas as crianças, sejam ela disléxicas ou que tenham alguma dificuldade em aprender a ler.
Assim nasceu "Sara na Lua", depois "Poesia Divertida para Crianças", "Ler é Magia, dá Asas à Fantasia 1", “A Caixa dos Sonhos”, em conjunto com a minha sobrinha, e o último "Ler é Magia, dá Asas à Fantasia 2", todos elaborados com recurso a uma metodologia adaptada a estas crianças, mas, que poderão ajudar qualquer criança a ultrapassar a dificuldade na aprendizagem da leitura, visto terem sido concebidos com o objetivo de as motivar e cativar para o treino da leitura.
Com base no facto de o papel branco normal se tornar fluorescente para a criança disléxica e, por isso a criança ter dificuldade em estar focada quando está a escrever, decidi construir cadernos com o fundo colorido, linhas coloridas ou páginas cremes, infantis, juvenis e também para adultos.
Finalizando, os livros e cadernos que desenvolvi e publiquei, são ferramentas poderosas que facilitam o processo de leitura e escrita de crianças, jovens ou adultos disléxicos.
Assim nasceu o projeto Prof Rosário Ova.