top of page

Carta de uma criança com dislexia aos pais

Atualizado: 16 de ago. de 2023

Queridos pais,


Quero dizer-vos, como me sinto sendo uma criança com dislexia.


Às vezes, é muito difícil explicar-vos o que sinto e as minhas dificuldades de aprendizagem, mas, espero que esta carta me ajude a esclarecer-vos.


Primeiro, quero que saibam que tento o meu melhor todos os dias. Sei que nem sempre consigo acompanhar os meus colegas de turma, na leitura e na escrita, mas não é por falta de esforço. A dislexia é algo que está fora do meu controle e eu estou a fazer o meu melhor para superar esta dificuldade.


Às vezes é frustrante perceber todas as dificuldades que tenho com a leitura e a escrita. Sinto-me envergonhado e até mesmo humilhado quando dou erros ou demoro mais tempo a fazer uma atividade. Gostaria que fosse mais fácil para mim, mas, também sei, que isso não é possível. Só quero que saibam, que não é culpa minha e que eu faço o meu melhor.


Gostaria que entendessem como é difícil para mim ler e escrever. Às vezes, as letras saltam na página ou parece que se misturam, tornando a leitura muito difícil. Escrever também é um desafio, porque muitas vezes dou erros de ortografia ou misturo as letras. É muito frustrante e, também é embaraçoso, quando os outros percebem os meus erros.


Sei que querem ajudar-me, e isso significa muito para mim. Eu adoro quando vocês me ajudam a praticar a leitura e a escrita em casa. Mas, às vezes, a pressão para melhorar é muito grande. Eu quero que vocês saibam que não vou melhorar da noite para o dia e que a minha dislexia não vai desaparecer completamente. Mas, com a vossa ajuda e apoio, posso aprender a lidar com ela da melhor maneira possível.


Finalmente, quero que saibam que vos amo e sou grato pelo vosso amor e apoio. Eu sei que é difícil entender a minha dislexia, mas espero que esta carta tenha ajudado, aprendo de forma diferente do que as outras crianças, mas isso, não significa que seja menos inteligente ou capaz!


Com amor,

O vosso filho disléxico

26 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page